sábado, 8 de outubro de 2011

APEOESP de Taubaté realizou Encontro com professores de filosofia. (17/09)

APEOESP de Taubaté realizou Encontro com professores de filosofia. (17/09)




Os membros da Diretoria da Associação dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo, realizaram o primeiro encontro de professores de filosofia na subsede da apeoesp de Taubaté, onde foram tratados os seguintes assuntos:

Foi feita uma rápida exposição sobre o ensino da filosofia no Brasil, falamos sobre a exclusão da mesma no período da ditadura militar e o seu retorno a partir do projeto do projeto do Padre Roque em 2000, que tornava obrigatória a Filosofia e a Sociologia no ensino Nacional, projeto esse, vetado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Falamos da lutas democráticas e das ações sindicais junto a Conselho Nacional de Educação, que culminou com a aprovação da lei 11.684/08 que torna obrigatório o ensino de filosofia e sociologia no ensino médio brasileiro. Destacamos também a atuação firme do movimento sindical como elemento importante nesse processo de retomada da filosofia e da sociologia na grade curricular.

Nesse contexto, falou-se da intervenção da associação, bem como do coletivo de filosofia, Sociologia e Psicologia da APEOESP. Mencionamos o encontro de filosofia e sociologia realizado de 22 a 24 de julho de 2007 no Anhenbi-SP da Formação do Coletivo Nacional nesse encontro,e destacamos ainda o IX Encontro estadual de Filosofia, Sociologia e Psicologia em SP, onde foi aprovada a criação da Aproffesp.

Após amplo e democrático processo de votação, em 26 de setembro de 2009, toma posse à primeira diretoria eleita da Associação dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo.

O professor Paulo Neves falou de sua atuação frente a Secretaria Educacional da apeoesp nesse período, da resistência tucana no estado de São Paulo via conselho estadual de educação, além de outras bandeiras históricas de interesse da educação brasileira.

A mesa dos trabalhos foi coordenada pelo professor Fernando Borges, que após várias manifestações, indagações e encaminhamentos, o mesmo encerrou os trabalhos desse importante encontro com vários professores e professoras de filosofia da região.

Fernando Borges Correia Filho
012 97130730
Coordenador da Secretaria de Assuntos Educacionais da Subsede de Taubaté

Nenhum comentário:

Postar um comentário